Igreja de N.S. de Conceição: uma joia de 1863 na Zona Norte

A Olhos de Ver foi visitar a bela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, à Avenida Ernani Cardoso, na confluência dos bairros de Campinho, Cascadura e Madureira, na Zona Norte do Rio.

O visitante pode apreciar a singela beleza do templo católico, erguido em 1863, em terreno da fazenda de Domingos Lopes doado para a edificação, que por sinal está em excelente estado de conservação.

Tombada na esfera municipal pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), a histórica igreja é uma pequena joia do período imperial.

De traços neoclássicos, geométricos, com frontão triangular simples, portas em arco pleno e torre sineira única, o templo possui decoração interior também simples, impecavelmente limpa, com destaque para seu altar-mor em mármore, sobre o qual se vê a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

A igreja se ergue sobre um platô e seu acesso se dá por uma grande escadaria. Por ser bem recuada em relação à Avenida, pode passar quase despercebida, mas na verdade esse recuo até ajuda a manter a conservação do templo e dá uma boa sensação de segurança.

🫵🏻 E você? Conhece mais essa “joia” do século XIX na Zona Norte? Conte pra gente nos comentários.

📍 Avenida Ernani Cardoso, 418 — Madureira/Cascadura/Campinho

📷, pesquisa e texto: @alexandresiqueirafotografia (2024)

© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *