Quem aprecia o patrimônio histórico certamente conhece o Convento e Igreja de Santo Antônio e a contígua Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, no Largo da Carioca.
Para acessar o conjunto histórico, a maioria das pessoas usa o elevador ou as escadas, mas você sabia que pode usar também as rampas próximas à saída C do metrô da Carioca? E por elas observar algumas curiosidades das duas construções?
Ao iniciar este caminho o visitante poderá ver a parede que restou do antigo prédio que abrigou o jornal Correio da Manhã e a Companhia de Seguros Cruzeiro do Sul. O edifício eclético foi construído no início do século XX praticamente junto ao muro da Igreja de São Francisco. Este prédio foi demolido na década de 1970, em virtude da construção da Estação Carioca do Metrô, mas uma pequena parte dele, virada para a Rua da Carioca, ainda está de pé.
Prosseguindo a subida, vemos uma parte do jardim da Igreja da Penitência. Logo em seguida ergue-se uma bela coluna de mármore erigida em 1874 em homenagem ao casal que construiu a Capela de N.S. da Conceição, núcleo primitivo da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência.
A coluna, artisticamente trabalhada, está situada no patamar que dá acesso às escadas para o adro das igrejas de Santo Antônio e de São Francisco, e tem inscrições em todas as faces.
Ao subir uma escadaria após a coluna, o visitante finalmente acessa o adro da Igreja conventual através de um elegante portão. Vale a pena trilhar esse caminho, que ainda possui uma bela vista do Largo da Carioca e seu relógio.
E você? Já visitou o riquíssimo conjunto arquitetônico do Convento e Igreja de Santo Antônio e da Igreja da São Francisco da Penitência? Diversos são os tesouros sacros, artísticos e culturais que as Igrejas e o Convento abrigam. Visita imprescindível!
Largo da Carioca, Centro.
Texto e : Leo Ladeira