Conjunto arquitetônico da Rua Barão de São Félix e entorno

Aberta em 1809, a Rua Barão de São Félix se estende desde a Rua Camerino à Central do Brasil, entre o Centro e a Gamboa.

Ela tem início na Praça dos Estivadores e ao longo de seus 750m reúne belos exemplares arquitetônicos. Abordamos hoje alguns destes bens não só na Barão de São Félix, mas no seu entorno.

Na Rua Alexandre Makenzie, 109, encontra-se, por exemplo, o pequeno edifício (foto acima) que no passado abrigou os armazéns do Café Amazonas, empresa fundada em 1880. Na fachada do prédio simples chama a atenção um belo painel de azulejos que servia de letreiro para a empresa. A peça mostra a imagem de uma senhora ricamente trajada galopando um cavalo. Na mão direita ela leva um ramo de café. Seria uma amazona oitocentista?

Ao longo da Barão de São Félix e ruas vizinhas, como Senador Pompeu e Costa Ferreira, entre outras, localizam-se vários imóveis de interesse histórico. Pena a região ser uma das mais abandonadas e degradadas da cidade e que vários destes bens históricos estejam em mau estado de conservação.  

📍Rua Barão de São Félix e entorno. Centro. 

Texto: Leo Ladeira

📸: @alexandresiqueirafotografia e Leo Ladeira.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *