Você já visitou o Museu Naval? Já observou curiosidades como peças resgatadas de naufrágios?
Criado em 1868, o Museu Naval está instalado desde 1972 no belo prédio da Rua Dom Manuel, construído entre 1898 e 1899, e inaugurado em 1900, como sede do Clube Naval (antes do edifício da Av. Rio Branco).
Entre 1934 e 1967, o imóvel pertenceu ao Ministério da Justiça, retornando, depois, para a administração do Ministério da Marinha, abrigando inclusive a Biblioteca da Marinha.
Acervo
O Museu reúne uma interessante coleção relativa à história da navegação no Brasil que vai de mobiliário, pinacoteca, mapas, prataria, peças de antigos navios, achados arqueológicos, cartas e instrumentos náuticos.
Destacam-se no acervo o astrolábio náutico português, canhões de bronze, itens resgatados do naufrágio do galeão “Sacramento”, figuras de proa, carrancas do rio São Francisco, a espada de ouro do Almirante Barroso e miniaturas de embarcações do século XIX, entre outras peças.
O Museu também possui um valioso arquivo histórico, mapoteca e biblioteca especializada em história marítima.
No Pátio d’Armas, chama a atenção do visitante um móbile formado por aves que sobrevoam os mares do Brasil e, em vitrine no piso, um torpedo B-57, de 1894.
O Museu Naval é mais uma excelente opção de passeio cultural que o Centro da cidade oferece! E a entrada é gratuita!
📍Rua D. Manuel, 15 Centro
🕒 De 3ª a domingo, das 13h às 17h.
📷 : Leo Ladeira