No “Antes & Depois” de hoje, uma comparação de 2 registros do Palácio do Conde dos Arcos separados por 135 anos.
O Solar (posteriormente, Palácio) do Conde dos Arcos é um edifício em estilo de traços clássicos e coroamento em platibanda construído há mais de 2 séculos e foi residência do último dos Vice-Reis do Brasil, Dom Marcos de Noronha e Brito, o Conde dos Arcos.
O prédio passou por diversas transformações ao longo do tempo para abrigar seus vários usos: residência, Senado Imperial, Senado Federal, repartições públicas e a Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A seguir, algumas curiosidades sobre o Palácio:
• O Senado Imperial, que até 1826 funcionava na Casa da Câmara e Cadeia (a conhecida “Cadeia Velha”), foi transferido nesse ano para o Palácio do Conde dos Arcos, permanecendo nele até 1889.
• A Princesa Isabel, primeira Senadora do Brasil, ali assinou em 1871 a Lei do Ventre Livre.
• Em 1891, passou a abrigar o Senado Federal, que ali permaneceu por mais de 3 décadas, até ser transferido para o Palácio Monroe em 1925.
• Na década de 40 passou a abrigar a Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (criada em 1937), atual UFRJ. Para receber a Faculdade, a edificação passou a ter mais dois andares, adquirindo suas feições atuais.
• Pela FND passaram personagens notáveis da sociedade brasileira, como Bertha Lutz, Afonso Arinos, Sobral Pinto, Vinicius de Moraes, Clarice Lispector, Mario Lago, Ary Barroso, Jorge Amado, dentre inúmeros outros nomes que fazem parte da História do Brasil.
Rua Moncorvo Filho, 8 — Largo do CACO, Centro
Alexandre Siqueira Fotografia (2024)
E você? Conhece este prédio histórico? Conhecia a sua história? Sabia sobre todas essas personalidades importantes que o frequentaram? Conte pra gente.