Você sabia que, dos mais de 100 edifícios da primeira geração da Avenida Central (Avenida Rio Branco a partir de 1912), pouco mais de 10% chegaram até os dias atuais? Sim, apenas 10 prédios (além do Obelisco) foram preservados desde o final da década de 30, quando começou a verticalização da Avenida.
Um desses imóveis é o pequeno sobrado de três andares localizado na esquina das Ruas Dom Gerardo e São Bento com a Avenida Rio Branco.
De autoria do arquiteto Vicente de Carvalho, o prédio tem estilo eclético e foi inaugurado em 1906. O edifício abrigou por décadas o Hotel São Bento, mas atualmente se encontra fechado e sem uso.
Não conseguimos apurar quando o hotel fechou as portas. Um conhecido site de viagens traz uma última avaliação do espaço feita em novembro de 2018, o que talvez indique que o hotel encerrou as atividades naquela ocasião.
É uma pena que uma das poucas construções que resistiram à indiscriminada demolição de praticamente todos os antigos edifícios da Avenida Rio Branco esteja fechada, sem uso e sem nenhum destaque na paisagem de concreto armado e envidraçada da “Grande Avenida”!
Torçamos que seja restaurada e reaberta em um novo empreendimento, com um café e/ou restaurante em seu térreo, como já existiu.
📍 Esquina das Ruas Dom Gerardo e São Bento com a Avenida Rio Branco — Centro
Foto: Alexandre Siqueira Fotografia
➡️ E você? Conhece este “sobrevivente” histórico? Sabia que o Hotel São Bento está fechado? Conte pra gente.