Você sabia que na segunda metade do século XIX o Rio de Janeiro foi a terceira cidade do mundo (a segunda capital) e a primeira das Américas a implantar um sistema de tratamento de esgoto?
A Cidade do Rio inaugurou seu primeiro grande sistema de saneamento básico em 1864, levando esgotamento sanitário para a região da Glória e outros bairros, como Santa Teresa, Catete, Flamengo, Laranjeiras e trechos do Centro. A The Rio de Janeiro City Improvements Company Ltd. obteve diretamente do Imperador Dom Pedro II a concessão do serviço por nove décadas.
O maquinário da empresa operava a vapor e foi instalado no prédio construído em alvenaria de pedra na área aterrada para a abertura da Avenida Beira Mar bem próximo ao Outeiro da Glória.
A grande chaminé que fazia parte da construção foi demolida quando a operação foi eletrificada, entre os anos 10 e 20 do século passado.
Por incrível que pareça, o prédio da The City sobreviveu às profundas transformações urbanísticas que toda a região da Glória (juntamente ao Centro) passou através das décadas. A construção, sede da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (SEAERJ) desde 1970, também passou por modificações em comparação ao prédio original da The City, mas está em bom estado de conservação, apesar da necessidade de limpeza de toda a sua fachada, como se vê pelas fotos registradas do alto do Parque Lúcio Costa, reaberto recentemente.
📍 SEAERJ, Rua do Russell, 1 — Glória
📷 Alexandre Siqueira Fotografia
© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro