Por dentro dos segredos da Igreja de N.S. do Carmo da Antiga Sé

Considerada uma das mais belas do Rio de Janeiro, Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Centro da cidade, possui uma bem elaborada decoração de talha dourada em estilo rococó e muitas preciosidades entre seu patrimônio.

Mas hoje vamos conhecer tesouros da antiga catedral do Rio que vão além dos vistos na nave do templo. A igreja guarda relíquias e curiosidades, como sítios arqueológicos, exposições e outros atrativos.


🔹Museu de Sítio Arqueológico

As obras de restauração da Igreja, realizadas de setembro de 2006 a março de 2008, abrangeram diversas ações, incluindo escavações arqueológicas nos subsolos do templo.

Durante o trabalho foram encontrados importantes vestígios da história do Rio de Janeiro em épocas diferentes. Uma dessas estruturas, uma espécie de fortificação (chamada de paliçada), remonta à colonização européia no Rio, podendo ser anterior à fundação da cidade.

Além dela foram descobertas antigas estruturas arquitetônicas que contam a história da própria igreja, como o conjunto da Capela Vermelha e o da Capela do Senhor dos Passos.

As escavações revelaram fragmentos de cerâmica tupi e vestígios de fogueira indígena, o que aponta para épocas remotas da ocupação da cidade, além de artefatos católicos e de origem africana, louças, porcelanas, fragmentos de azulejos, artefatos de ferro, metal e vidro; moedas e ossos humanos.

Foi criado então um museu para expor alguns dos achados arqueológicos nos sítios, que também estão à mostra.


🔹Mausoléu do Cardeal Arcoverde

Primeiro cardeal do Brasil e da América do Sul, D. Joaquim Arcoverde faleceu em 1930, no Rio, e foi sepultado na cripta da Igreja do Carmo. Seu mausoléu pode ser visitado.


🔹Urna com resíduos mortuários de Pedro Álvares Cabral

Também na cripta é vista a urna de chumbo e madeira que guarda resíduos mortuários de Pedro Álvares Cabral. Os resíduos foram extraídos em 1903 do jazigo do navegador, em Santarém, Portugal. No entanto, há controvérsias sobre o conteúdo da urna. Alguns historiadores apontam que na verdade o que foi trazido foi terra colhida da sepultura de Cabral ou uma mistura das ossadas encontradas no jazigo do explorador português.


🔹Outros espaços

A Igreja oferece acesso a outros espaços, como uma exposição sobre a história do templo, com painéis e uma maquete, além do batistério, com sua pia batismal esculpida em mármore, e a Sacristia, que conserva um lavatório em mármore.

Seria ótimo que todas as igrejas históricas do Rio pudessem oferecer esse tipo de visitação!


🕒 Visitas: Sábados 9:30 às 12:30 (aos sábados não precisa agendar visita).
🎟️ R$ 10,00
De segunda a sexta-feira é necessário agendar previamente.
📍 Entrada pela Rua Sete de Setembro, 14, Centro.

📸: Leo Ladeira

© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *