Antes & Depois: Terminal Mariano Procópio (Praça Mauá)

A Olhos de Ver traz pra você hoje mais uma comparação de uma foto antiga com uma atual, no estilo “antes & depois”.

Você sabia que antes de 1950 quem quisesse pegar um ônibus intermunicipal ou interestadual teria que ir para a rua, da mesma maneira que se pega ônibus locais?

Não havia uma estação ou terminal rodoviário para abrigar as inúmeras linhas de ônibus que já na década de 40 atravancavam as ruas do Centro.

Em 25 de março de 1950, foi inaugurada a Estação Rodoviária Terminal Mariano Procópio, assim batizada em homenagem ao idealizador e construtor da antiga Estrada União e Indústria.

A Estação — já sobrecarregada desde sua inauguração — funcionou por 6 décadas e em 2011 foi definitivamente desativada, dando início à instalação do Museu de Arte do Rio (MAR), que foi aberto 2 anos depois, em 2013.

A foto antiga mostra como era a plataforma da Estação, em registro da década de 50. Atualmente, ainda vemos a laje de cobertura da plataforma, adaptada à estrutura do Museu.

A paisagem está bem modificada, mas ainda vemos as duas construções principais presentes na foto antiga (além da cobertura): os prédios do antigo Palacete Dom João VI e da antiga Polícia Marítima (atualmente ambos constituem o Museu). Ao fundo da foto, aos pés do Morro da Conceição, um prédio de sete andares. Outros dois mais a direita ainda existem atualmente, ainda que bastante alterados, mas a foto atual não os mostra.

O prédio da Superintendência Regional da Polícia Federal, presente na foto antiga, também está de pé, apesar de quase não aparecer na foto atual.

📍 Museu de Arte do Rio, Praça Mauá, Centro

📷

  • Foto antiga: (autor não identificado)
  • Foto atual: @alexandresiqueirafotografia

© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *