A belíssima igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, no Largo da Carioca, possui entre suas inúmeras preciosidades uma capela cuja construção é anterior ao próprio templo.
Consagrada a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a pequena capela foi construída entre 1619 e 1622, em terreno cedido pelos frades do Convento de Santo Antônio ao lado de sua igreja conventual no antigo Morro de Santo Antônio. Trata-se da capela primitiva da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência.
A Igreja da Ordem só foi construída a partir de 1653, sendo inaugurada em 1773.
A Capela de N.S. da Conceição foi redecorada no século XVIII, ganhando talha barroca executada por dois grandes artistas do período colonial brasileiro: Manuel de Brito e Francisco Xavier de Brito.
Destacam-se:
▫️ Altar-mor, com imagem da santa de procedência portuguesa e dossel ladeado pelas figuras da Fé e da Esperança.
▫️ Pinturas sobre madeira reproduzindo episódios da vida da Virgem.
▫️ Imagens dos quatro Evangelistas.
▫️ Pintura no teto dedicada a N.S. da Conceição.
Em 1812 foi instalado na capela o túmulo em mármore de carrara do príncipe D. Pedro Carlos de Bourbon e Bragança, sobrinho de D. João VI, falecido no Rio de Janeiro aos 26 anos. D.João encomendou ao escultor da Casa Real, José da Costa, o túmulo mais imponente do Brasil até então, com 3m de altura.
A Capela de N.S.da Conceição é separada da vizinha igreja de Santo Antônio por uma grade de ferro torneada, visível da nave do templo conventual.
Quando visitar a Igreja, não deixe de apreciar também esta bela capela!
📍Largo da Carioca, 5, Centro.
🕒 Seg a Sex: 9 às 16h. R$ 10,00.
Visitas guiadas: terças, 11h. R$ 20,00.
📸: Leo Ladeira
© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro