Prédio “Ao Rei dos Mágicos” na esquina das Ruas do Ouvidor e Miguel Couto

119 anos após a inauguração da Avenida Rio Branco, é um grande desafio encontrar registros fotográficos do que era a região do Centro Histórico antes da abertura da “Grande Avenida”. Além disso, hoje em dia, somente em vias adjacentes pode-se avistar edificações remanescentes da era “pré-Avenida”.

A Olhos de Ver traz hoje curiosidades sobre uma dessas construções: o conhecido prédio comercial à Rua do Ouvidor, 116, esquina com Rua Miguel Couto.

Construído ainda na segunda metade do século XIX, o edifício passou por modificações em sua fachada e hoje é um exemplar do que se denomina “estilo neoegípcio”. Não obtivemos informação sobre o ano exato da sua inauguração, mas há registros da famosa loja “Ao Rei Dos Mágicos” já em funcionamento no local no ano de 1877, quase 3 décadas antes da abertura da Avenida.

Atualmente funciona no imóvel uma loja de moda masculina.

Aqui estão 5 curiosidades ligadas ao edifício:

  • A loja “Ao Rei Dos Mágicos” foi o primeiro empreendimento comercial a vender equipamentos de telefonia no País;
  • A Joalheria Luiz de Rezende também funcionou no imóvel e chegou a sofrer um grande assalto (já naquela época);
  • O prédio abrigou também a matriz da famosa Perfumaria Carneiro;
  • Os elementos egípcios foram adicionados durante a reforma da fachada em 1911 e chamam a atenção pela presença de duas estátuas (uma feminina e outra masculina), além dos escaravelhos nos gradis da primeira sacada;
  • A pintura da fachada passou por diversas mudanças. Atualmente, ela é marrom (como se vê nas fotos), mas já foi verde e até salmão. Não temos conhecimento de outras cores anteriores.
O edifício quando a fachada estava pintada de verde.

📍 Rua do Ouvidor, 116 — Centro

📷 : @alexandresiqueirafotografia

© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro


Compartilhe:

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *