Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RJ: 117 anos de História

Passando pela Praça da República, a partir da esquina com a Rua Visconde do Rio Branco, é quase impossível não avistar e se impressionar com a grandiosidade da construção onde funciona o Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Projetado por Francisco Marcelino de Souza Aguiar (engenheiro militar e político, sucessor de Pereira Passos na Prefeitura do Rio, então Distrito Federal), o prédio foi inaugurado em 1908 e é surpreendente em seu estilo eclético.

Destaque para a fachada principal (voltada para o Campo de Santana), com seu porão alto em cantaria, suas colunas dóricas, jônicas e coríntias, quatro torres redondas e sua imponente torre central quadrada. Tal simetria resulta no harmonioso conjunto arquitetônico, que se destaca ainda mais pela cor vermelha característica da corporação.

O Quartel Central do Corpo de Bombeiros abriga — além de seu alojamento, escritórios, garagens e oficinas — o Museu do CBMERJ (parte integrante do Centro Histórico-Cultural da corporação), que infelizmente não pudemos visitar devido a obras estruturais e de revitalização. Segundo apuramos, o Museu deve ser reaberto no decorrer do ano de 2025. A conferir.

Curiosidade

Souza Aguiar é também o responsável pelos seguintes projetos (dentre outros) de grande importância para o patrimônio histórico:

  • Palácio Monroe (infelizmente demolido)
  • Biblioteca Nacional
  • Hospital Central do Exército

🫵🏻 E você? Já visitou o QCG do CBMERJ? Conte pra gente nos comentários.

📍 Praça da República, 45 — Centro

📷 e texto: Alexandre Siqueira Fotografia (2025)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *