O Palacete onde nasceu o Museu Nacional

Antigo Palacete do Barão de Ubá, depois sede do Museu Real

Você sabia que este belo edifício de feições neoclássicas, na Praça da República, Centro, abrigou importantes instituições como o Museu Real (depois Museu Nacional) e o Arquivo Nacional?

Neste exato local erguia-se o palacete do Barão de Ubá, que em 1818 foi reformado para abrigar o Museu Real, criado por D.João VI. A instituição, que posteriormente chamou-se Museu Imperial e, na República, Museu Nacional, permaneceu no imóvel de 1821 a 1892, quando foi transferida para a Quinta da Boa Vista.

De 1902 a 1906 funcionou ali o Fórum. A partir de 1907, o prédio passou a sediar o Arquivo Nacional, que ali permaneceu até 1985. É do início do século XX a feição atual do edifício, quando o mesmo ganhou reforma por Rafael Rebecchi. Posteriormente foi instalado no antigo palacete o Arquivo e Museu Judiciário do Tribunal do Estado do Rio de Janeiro.

Em 2018, após seis anos de obras de restauração, o prédio foi reaberto como Centro Cultural Museu da Casa da Moeda do Brasil, com acervo de moedas, cédulas, medalhas, além de documentos e fotos. O espaço também possui loja de colecionismo numismático. O imóvel é de propriedade da Casa da Moeda do Brasil.

O belo edifício impressiona pelo pórtico central de escala monumental, no alinhamento da rua, com portada em cantaria, que ultrapassa os 10 metros de altura.

Em outubro de 2022, a Fundação Nacional de Artes – Funarte e o Museu Casa da Moeda do Brasil, no Rio, selaram parceria em prol da transferência do acervo do Centro de Documentação e Pesquisa (Cedoc), da Funarte, para a sede do espaço cultural. Não sabemos se a transferência já foi realizada. Esperamos que o público possa visitar o prédio internamente como era possível fazer anteriormente.

Você chegou a visitar alguma exposição do Centro Cultural Museu da Casa da Moeda do Brasil? Visitou o prédio por dentro?

📍 Praça da República, 26 – Centro.

📷 e texto: Leo Ladeira (2025)

Compartilhe:

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *