Você sabia que este belo edifício de feições neoclássicas, na Praça da República, Centro, abrigou importantes instituições como o Museu Real (depois Museu Nacional) e o Arquivo Nacional?
Neste exato local erguia-se o palacete do Barão de Ubá, que em 1818 foi reformado para abrigar o Museu Real, criado por D.João VI. A instituição, que posteriormente chamou-se Museu Imperial e, na República, Museu Nacional, permaneceu no imóvel de 1821 a 1892, quando foi transferida para a Quinta da Boa Vista.
De 1902 a 1906 funcionou ali o Fórum. A partir de 1907, o prédio passou a sediar o Arquivo Nacional, que ali permaneceu até 1985. É do início do século XX a feição atual do edifício, quando o mesmo ganhou reforma por Rafael Rebecchi. Posteriormente foi instalado no antigo palacete o Arquivo e Museu Judiciário do Tribunal do Estado do Rio de Janeiro.
Em 2018, após seis anos de obras de restauração, o prédio foi reaberto como Centro Cultural Museu da Casa da Moeda do Brasil, com acervo de moedas, cédulas, medalhas, além de documentos e fotos. O espaço também possui loja de colecionismo numismático. O imóvel é de propriedade da Casa da Moeda do Brasil.
O belo edifício impressiona pelo pórtico central de escala monumental, no alinhamento da rua, com portada em cantaria, que ultrapassa os 10 metros de altura.
Em outubro de 2022, a Fundação Nacional de Artes – Funarte e o Museu Casa da Moeda do Brasil, no Rio, selaram parceria em prol da transferência do acervo do Centro de Documentação e Pesquisa (Cedoc), da Funarte, para a sede do espaço cultural. Não sabemos se a transferência já foi realizada. Esperamos que o público possa visitar o prédio internamente como era possível fazer anteriormente.
Você chegou a visitar alguma exposição do Centro Cultural Museu da Casa da Moeda do Brasil? Visitou o prédio por dentro?
Praça da República, 26 – Centro.
e texto: Leo Ladeira (2025)
Excelente! Muito didático e com fotos ótimas. Parabéns!