A Olhos de Ver adora uma maquete, principalmente se ela for física. Maquetes digitais são versáteis, práticas, modernas e até transdisciplinares, mas, assim como com livros, nada substitui fazer um “voo” com os olhos, apreciando aspectos que podem passar despercebidos, como a tridimensionalidade física e a maior facilidade de percepção do espaço urbano.
Recentemente, o Instituto Eventos Ambientais (IEVA) abriu, ao lado do Arco do Teles, na Praça XV, o Espaço Cultural Urbana Carioca, que integra o Programa Reviver Cultural da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e é dedicado à preservação, divulgação e valorização do patrimônio histórico e cultural do Centro.
No Urbana Carioca, além do espaço expositivo e as atividades abertas ao público, a grande atração é a maquete — ainda em construção — da região da Praça XV, com a representação física dos pontos de maior interesse histórico da área, como o Chafariz da Pirâmide, o Paço Imperial, o prédio do Arco do Teles, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé (ainda em fase inicial de construção na maquete) e o casario histórico da Rua Primeiro de Março, no trecho entre a Praça XV e a Rua do Ouvidor.
É importante que espaços culturais como o Urbana Carioca, de valorização do patrimônio histórico da Cidade, sejam abertos, mantidos e estejam em constante diálogo com a população e visitantes, fortalecendo a consciência da preservação desse patrimônio.
Parabéns à equipe do Espaço e do IEVA!
📍 Praça XV, 34 (Loja) — Centro
📷 e texto: @alexandresiqueirafotografia (2024)
🫵🏻 E você? Já conhece esse novo espaço cultural “vizinho de porta” do Arco do Teles? Conte pra gente nos comentários.