Considerada o maior reduto da vida noturna do Rio por quase um século (desde a segunda metade do século XIX até as primeiras décadas do XX), a Praça Tiradentes — assim como todas as regiões da Cidade — passou por inúmeras transformações urbanísticas, econômicas e sociais.
Apesar das profundas mudanças na região, como o arrasamento de quase a totalidade do Morro de Santo Antônio (que compunha a paisagem do entorno) e a verticalização da linha arquitetônica das ruas da Praça, várias construções antigas sobreviveram, algumas em mau estado de conservação, outras restauradas e revitalizadas.
Hoje trazemos duas “cápsulas do tempo”: os dois sobrados espremidos entre o Edifício Centro Paulista e o prédio que já abrigou a casa noturna Espaço Acústica, hoje aparentemente sem uso.
São dois sobrados simples, quase invisíveis, fechados e sem uso, quase como dois pequenos “caixotes”, percebidos apenas por quem tem realmente bons “olhos de ver”!
Contrastam no tempo presente com seus feios vizinhos de concreto, e incrivelmente já assim o era no início do século passado, como podemos detectar na foto acima de Augusto Malta, clicada nos anos de 1920.
Reparem só.
📍 Praça Tiradentes, 6 & 8 — Centro
📷 atual, pesquisa e texto: @alexandresiqueirafotografia (2024)
📷 antiga: Augusto Malta (circa 1920), Coleção Instituto Moreira Salles, Brasiliana Fotográfica
🫵🏻 E você? Já passou pela Praça e se deparou com esses dois pequenos sobrados perdidos no tempo (e quase também no espaço)? Conte pra gente nos comentários.
© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro