Já imaginou andar pelo Centro Histórico, onde o casario antigo é predominantemente em estilo eclético, e se deparar com um belo sobrado centenário num estilo diverso, quase insuspeito numa estreita rua da região da SAARA?
Pois esse é o caso do prédio em estilo neomanuelino localizado na Rua da Conceição, na região da SAARA, Centro do Rio.
O sobrado foi inaugurado em 1888 para sediar a Associação Portuguesa de Beneficência — Memória a Luiz de Camões, e surpreende pela sua fachada, muito bem preservada, por sinal, em cantaria, belamente adornada por gradil em ferro fundido.
O arquiteto responsável pelo projeto, Antônio Ferreira da Rocha, é o mesmo autor dos projetos da bela construção de traços medievais localizada à Rua do Triunfo, Santa Teresa e também do Hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência, à Rua Santo Amaro, Glória.
As lojas e o segundo pavimento do sobrado estão em funcionamento, o que é bom, em face do que se vê por todo o Centro Histórico, com prédios fechados, sem uso e se deteriorando em muitos casos.
Quando você estiver passando pela SAARA, perto do Real Gabinete Português de Leitura, olhe para o sobrado do número 19 e se surpreenda!
📍 Rua da Conceição, 19 — Centro, RJ (região da SAARA)
📷 @alexandresiqueirafotografia
© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro