É uma pena que um dos melhores exemplares do estilo art nouveau no Rio esteja há tantos anos fechado, sem nenhum tipo de uso e em mau estado de conservação.
A bela Casa Villino Silveira (1915), localizada à Rua do Russel, na Glória, funcionou na década de 1990 como o Café Glória, mas encontra-se desocupada há muitos anos.
Projetada pelo arquiteto italiano Antonio Virzi para Gervásio Renault da Silveira, fabricante do Elixir de Nogueira, a casa de três pavimentos apresenta características do art nouveau em toda a construção, como nas colunas retorcidas, na escadaria principal e nos estuques. Também sobressaem-se elementos como o avarandado, gárgulas, torres em estilo florentino e o portão em ferro batido, executado pelo italiano Pagani. Merecem destaque ainda a maçaneta em forma de serpente e a cabeça de lagarto na dobradiça do portão.
Foi divulgado na imprensa que o projeto de readequação do antigo Hotel Glória em residencial contemplaria também o entorno da edificação, incluindo a Casa Villino Silveira.
Confira o estado do imóvel em fotos recentes. Torçamos para que realmente saia a restauração desta joia de nossa arquitetura!
📍Rua do Russel, 734 – Glória.
📸: Leo Ladeira
© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro