Em setembro de 2023, a Prefeitura do Rio anunciou a revitalização e restauração do Mercado São José, em Laranjeiras. A Prefeitura adquiriu o prédio e o terreno ao lado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Um consórcio vai administrar o espaço com foco em eventos culturais, gastronomia e feiras.
O projeto prevê que o pátio interno ganhe uma cobertura e seja climatizado. O espaço também ganhará uma área de convívio no terraço, além de três pavimentos no prédio anexo.
A previsão é finalizar as intervenções no segundo semestre deste ano.
Inaugurado em 31 de maio de 1944, o Mercado São José foi criado pelo governo de Getúlio Vargas com o objetivo de abastecer a população de produtos mais baratos na época da Segunda Guerra Mundial. Ele foi o único que restou dos nove mercados abertos com esta finalidade. O mercado ocupou o espaço onde funcionou no passado uma senzala e um celeiro de uma fazenda localizada na área do atual Parque Guinle.
Desativado como mercado em 1985, passou a funcionar, a partir de 1988, como Mercado São José das Artes, um polo gastronômico e cultural que tornou-se referência da boemia carioca. Em 2018, o mercadinho fechou as portas, após o INSS retomar o espaço judicialmente. Desde então,a edificação permaneceu fechada e se deteriorando.
Agora, prestes a completar 80 anos, este ícone arquitetônico e cultural de Laranjeiras ganha uma grande renovação! As obras internas já começaram.
Registramos recentemente a fachada do mercadinho ainda sem a restauração. Em breve estará muito diferente! Vamos voltar para conferir!
E você? Frequentou o mercadinho? Conte nos comentários!
Rua das Laranjeiras, 90 – Laranjeiras
: Leo Ladeira