Se você gosta de visitar museus, o Centro Histórico da Cidade conta com um bom número deles. Um desses edifícios é o antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro.
Localizado à Rua Dom Manuel, na confluência das regiões da Praça XV e Castelo, o imponente palácio de estilo eclético com traços neoclássicos já abrigou diversas cortes e tribunais até se tornar em 1998 a sede do Museu da Justiça e do Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ), além de outras unidades administrativas desse Poder no Estado do Rio de Janeiro.
O Museu é bastante imponente, com seus salões — com destaque para o Salão do Tribunal do Júri e seus belos painéis, esculturas e balcões — e suas colunas, pisos, lustres e ornamentos em excelente estado de conservação.
A seguir, listamos algumas curiosidades sobre o terreno onde foi construído o antigo Palácio da Justiça, atual Museu da Justiça:
A área é onde se localizava a Praia Dom Manuel, que foi aterrada, dando origem à Rua Dom Manuel;
O terreno fica na região do antigo Bairro da Misericórdia, que desapareceu com a demolição do Morro do Castelo;
Antes do Palácio da Justiça, existiram no mesmo terreno o Theatro da Praia de Dom Manuel, posteriormente Theatro São Januário e Ateneu Dramático, evidenciando (coincidentemente ou não) a ligação do CCPJ — que realiza espetáculos teatrais — com as artes dramáticas;
Entre 21 e 24 de fevereiro de 1846, o Theatro São Januário foi cenário do primeiro baile de máscaras realizado na Cidade.
➡️ E você? Já visitou o Museu da Justiça e se encantou com sua suntuosidade? Conte pra gente.
📍 Rua Dom Manuel, 29, Centro
📷 : @alexandresiqueirafotografia (2024)