Considerada um dos templos católicos mais suntuosos do País, a Igreja de Nossa Senhora da Candelária (concluída em 1898) é testemunha ocular de inúmeros fatos históricos importantes, entre celebrações religiosas, acontecimentos políticos e até, infelizmente, tragédias sociais.
O Projeto Olhos de Ver visitou a bicentenária igreja e registrou fotografias da nave principal da igreja, incluindo seus painéis, altares, capelas-fundas, altar-mor, ornamentos e seu icônico zimbório (cúpula).
Confira a algumas curiosidades sobre essa imponente igreja do século XVIII/XIX.
Você sabia que…
➡️ A Igreja da Candelária demorou mais de cem anos para ser concluída? A pedra fundamental foi lançada no fim do século XVIII (em 1775) e o término da “obra de igreja” se deu em 1898, 123 anos depois;
➡️ Em 1811 houve uma inauguração parcial, com a parte já concluída (que ia até os arcos das capelas-fundas)? Presentes à missa estavam o Príncipe Regente Dom João e outros membros da Família Real.
➡️ Havia altares esculpidos por Mestre Valentim, mas que infelizmente foram substituídos?
➡️ Sua cúpula foi a construção mais alta da Cidade por muitos anos?
➡️ A apreciação de sua fachada em estilo barroco pombalino não se dava como atualmente? A igreja não tinha nenhum destaque e ficava “espremida” entre as dezenas de construções que existiam no local até a abertura da Avenida Presidente Vargas, há quase 80 anos.
➡️ E você? Já foi à Igreja da Candelária e se encantou com sua suntuosidade? Sabia de todas essas curiosidades? Conte pra gente.
📍 Praça Pio X, s/n — Centro
📷atuais : @alexandresiqueirafotografia (2024)
© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro