O histórico Ed. A Noite, na Praça Mauá, já está à espera de sua restauração e revitalização.
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, em julho de 2023, a venda do prédio, que na verdade se chama Joseph Gire. Depois de sediar o jornal A Noite, a Rádio Nacional e as sedes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Pan Am, entre outras empresas, o primeiro arranha-céu da América Latina deverá se transformar em um residencial com 447 unidades e três lojas no térreo.
O projeto prevê também um restaurante no terraço com vista para a Baía de Guanabara e um centro cultural da Rádio Nacional. Segundo divulgação da Prefeitura, a previsão é de que as obras sejam iniciadas em setembro de 2024.
Primeiro Arranha-Céu do Rio
Construído entre 1927 e 1929, o edifício teve projeto estrutural assinado por Emílio Baumgart e arquitetônico por Elisiário da Cunha Bahiana e Joseph Gire, mesmo autor do Copacabana Palace, Hotel Gloria e do Palácio Laranjeiras.
Com fachada em estilo Art Déco, o prédio possui 102 metros de altura, com subsolo, 22 pavimentos e cobertura. Quando os navios ancoravam no Píer Mauá, os visitantes se deparavam com o edifício de estrutura arrojada, que se destacava por sua imensa massa vertical.
Torçamos que este símbolo da modernidade seja de fato incorporado novamente ao cotidiano da cidade! Aguardaremos!
📍 Praça Mauá, 7 – Centro.
📷 : Leo Ladeira (2024)