Na nossa publicação de hoje, trazemos registros fotográficos e um pouco da história da Igreja de Santo Antônio dos Pobres, localizada à Rua dos Inválidos, esquina com Rua do Senado, no Centro histórico do Rio.
O templo católico como conhecemos hoje é de meados do século passado (o site da Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro cita 1949 como o ano de conclusão das obras da nova igreja).
Entretanto, no mesmo terreno, a primeira Igreja de Santo Antônio dos Pobres foi edificada em 1811, mesmo ano da inauguração parcial da Igreja da Candelária.
Com o passar do tempo e das enchentes que sempre ocorriam (ocorrem?) na região, a construção sofreu muitos danos e precisou ser reconstruída duas vezes: a primeira em 1854 e a segunda quase um século depois, na década de 1940.
Atualmente, a igreja tem estilo neorromânico — diferentemente do templo original em estilo barroco — e também precisou passar por reformas, após abalos sofridos durante a construção das modernas torres de escritórios construídas no terreno do outro lado da Rua do Senado, a poucos metros de distância.
Curiosidade:
A primeira grande reforma revestiu o chão da igreja com piso hidráulico, mas a segunda reconstrução ergueu o prédio 1,20m acima do nível da rua, devido às enchentes, e acabou por encobrir totalmente o piso.
Durante a terceira reforma, ocorrida há 13 anos, o belo piso foi redescoberto e pode atualmente ser apreciado através de uma proteção de vidro e estrutura de ferro. É agora um sítio arqueológico que felizmente está acessível a todos!
📍 Rua dos Inválidos, 42 — Centro
📷 : @alexandresiqueirafotografia (2024)
➡️ E você? Conhece a Igreja de Santo Antônio dos Pobres? Conhecia essa curiosidade sobre ela? Conte pra gente.