Andando pela Marechal Floriano, no Centro do Rio, nos deparamos com esta pérola em estilo neoclássico inaugurada em 1886.
O projeto original foi concebido para sediar a Igreja Evangélica Fluminense, que nunca chegou a funcionar ali.
Em 1914, o prédio foi adquirido pela Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V, instituição beneficente criada por imigrantes portugueses no Rio em 1863. O projeto original foi então ligeiramente modificado pela Construtora Antonio Jannuzzi.
No tímpano do frontão triangular com fundo rosa veem-se figuras em baixo relevo, com uma mulher amamentando uma criança e mais duas outras crianças. Já nos vértices do frontão destacam-se três esculturas alegóricas que representam ideais como a Esperança, a Fé e a Religião.
O prédio centenário foi tombado em 1986 pela Prefeitura do Rio e está em bom estado de conservação.
🫵🏻 A Caixa de Socorros possui muitos vizinhos ilustres, como o Palácio do Itamaraty, o Centro Cultural Light, O Colégio Pedro II, a Igreja de Santa Rita, entre outros bens históricos ao longo da vida, que atualmente é marcada pela presença do VLT. Você já passeou pela Mal. Floriano com olhar apurado para seu rico patrimônio? É um excelente passeio! E de quebra você ainda pode almoçar no Beco das Sardinhas ou na tradicional Casa Paladino e ainda tomar um café no Café Capital. Ficam as dicas! Uma sexta-feira é excelente para ver tudo!
📍Avenida Marechal Floriano, 185 – Centro.
📸: Leo Ladeira