O Grande Templo Israelita do Rio de Janeiro

A região do antigo Morro do Senado, demolido entre 1895 e 1906, é riquíssima no que se refere ao patrimônio histórico. Nela podemos apreciar inúmeros imóveis públicos e privados, sobrados, prédios, hospitais, igrejas e a construção que trazemos hoje: o Grande Templo Israelita do Rio de Janeiro.

Tombado pela Prefeitura há quase 4 décadas, o Grande Templo completou 92 anos este ano. É um prédio em estilo eclético, projetado por Mario Vodret, arquiteto italiano também responsável pelo projeto do palacete do Parque Lage e do Edifício Seabra, à Praia do Flamengo.

A construção salta aos olhos de quem passa pela área, sendo avistado até mesmo a alguns quarteirões de distância.

Com destaque para sua majestosa entrada em arco pleno, encimada por belo mosaico representando as Tábuas da Lei, seu grande vitral circular lateral e suas 4 torres, o templo atualmente não funciona mais como sinagoga, servindo apenas para eventos especiais, festas religiosas e visitação agendada.

Não deixe de apreciar o Grande Templo Israelita se estiver passando pela esquina da Rua Tenente Possolo com Avenida Henrique Valadares!

📍 Rua Tenente Possolo, 8 — Centro

📷 @alexandresiqueirafotografia (2024)

E você? Já andou pela região do antigo Morro do Senado e se deparou com a grandiosidade desse templo? Conte pra gente nos comentários.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *