Uma dica para quem programar uma visita ao Centro Cultural Banco do Brasil!
Você sabia que no 4º andar do edifício há uma interessantíssima exposição permanente que narra os mais de 2 séculos de existência do Banco do Brasil?
As coleções do Arquivo Histórico do CCBB e do Museu Banco do Brasil contam como o Banco contribuiu para o desenvolvimento do País.
São 7 salas — que mantêm a arquitetura original do prédio tombado — onde você pode aprender sobre a história da instituição e sua importância para a sociedade brasileira, apreciar mobiliário, decoração, antigos objetos bancários e peças raras do acervo histórico do Banco e de sua biblioteca, além de obras de arte — como a pintura à óleo de Di Cavalcanti.
O Centro Cultural Banco do Brasil completa 35 anos em 2024 e é uma das instituições culturais mais visitadas do mundo. Seu edifício em estilo neoclássico (com características de outros estilos, como o art déco da porta de entrada à Rua Primeiro de Março, e também o art nouveau) é de 1906.
Da janela de uma das salas se tem uma bela vista panorâmica de um trecho da atual Orla Conde, de onde se vislumbra a Casa Franca-Brasil, a Ilha das Cobras, o Espaço Cultural da Marinha, o Centro Cultural Correios e ao fundo o castelo da Ilha Fiscal. Uma vista não muito conhecida.
➡️ E você? Já visitou a exposição histórica permanente no 4º andar do CCBB ? O que achou? Conta pra gente.
📍Rua Primeiro de Março, 66 — Centro
📷 @alexandresiqueirafotografia (2024)