5 X PATRIMÔNIO RJ: ESCOLAS HISTÓRICAS – Parte 02

Há algumas semanas abordamos cinco escolas históricas do Rio. Hoje trazemos mais cinco exemplares, dando continuidade a esta série! E mais escolas vêm por aí! 

Por toda a cidade encontram-se antigas escolas e colégios de períodos e estilos arquitetônicos diversos. Várias delas são tombadas pelos órgãos de proteção do patrimônio. 

Vamos as cinco unidades de hoje: 

01- ESCOLA MUNICIPAL CELESTINO DA SILVA (1921)

Construída no local onde existiu o Teatro Apolo, um dos mais populares da cidade no final do século XIX e onde chegou a se apresentar a atriz francesa Sarah Bernhardt. Em 1916, o teatro encerrou suas atividades e seu proprietário, o empresário Celestino da Silva, o doou para a Prefeitura, com a condição de ser transformado em escola. A adaptação do prédio durou cinco anos e em 1921 era inaugurada a escola, que recebeu o nome do empresário e onde chegaram a estudar Silvio Santos e Elio Gaspari. 

📍Rua do Lavradio, 56 – Lapa.

02- ESCOLA MUNICIPAL LUIZ DELFINO (1874)

É uma das remanescentes das “Escolas do Imperador”, criadas a pedido de D.Pedro II. Chamou-se anteriormente Escola de N.S. da Conceição e 4ª Escola Mista do Distrito Federal. A partir de 1922, recebeu o nome atual. Destaca-se pelo afastamento frontal e lateral e seu corpo central avançado, com pequeno frontão. 

📍Rua Marquês de São Vicente, 238 – Gávea.

03- ESCOLA MUNICIPAL TIRADENTES (1905)

Inaugurada com a presença do presidente Rodrigues Alves, do prefeito Pereira Passos e do poeta Olavo Bilac, a escola foi ampliada na década de 1920 e teve sua fachada de dois pavimentos reconstruída. No prédio destacam-se o relógio externo e o monumento “Bárbara Heliodora amparando Tiradentes”, de Eduardo de Sá.   

📍 Rua Visconde do Rio Branco, 48 – Centro.

04- ESCOLA MUNICIPAL MANOEL CÍCERO (1925) e 

05- ESCOLA MUNICIPAL JÚLIO DE CASTILHOS (1925)

Localizadas na esquina da Rua Orsina da Fonseca com a Praça Santos Dumont, na Gávea, uma de frente para a outra, as unidades gêmeas foram construídas como escolas da vila operária que existia neste local. Os prédios possuem duas alas, sem recuo e pátio interno contornado pelo corredor de acesso às salas de aula.  

📍 Praça Santos Dumont, 86 e 96 – Gávea.

Você conhece alguma destas? Que escola histórica você gostaria de ver em nossas futuras edições? Conte para a gente nos comentários!

📸: @alexandresiqueirafotografia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *