Você já atravessou a Galeria Menescal, em Copacabana? Já fez alguma compra ou provou uma iguaria árabe no restaurante Baalbeck?
Inaugurada na década de 1940 (fontes divergem em 1945 e 1948), a Menescal é uma das mais tradicionais da cidade e guarda muitas histórias.
Construída pelo engenheiro Humberto Menescal (tio do compositor, músico e um dos fundadores da Bossa Nova, Roberto Menescal), a galeria logo se tornou um marco do bairro, revolucionando os padrões da época. Os moradores de Copacabana frequentavam a Menescal não só para fazer compras, mas também para fazer o “footing”.
A galeria funciona em um prédio misto de três blocos que abriga no térreo 36 lojas e, em cima, 84 unidades (entre apartamentos residenciais, escritórios e consultórios). A família Menescal viveu ali por muitos anos. Roberto chegou a receber, em seu apartamento, a visita do jovem João Gilberto, que queria lhe mostrar algumas de suas músicas.
Algumas lojas funcionam há décadas, como a Sapataria Santa Fé, a Circus Brinquedos e o procurado restaurante de comida árabe Baalbeck, fundado em 1959 e que sempre tem fila.
A galeria se destaca pela suntuosa decoração: fachada e piso de mármore italiano (o piso incrustado com pedrinhas), afrescos em alto-relevo, portais de ferro, luminárias e pé direito alto.
Em 2007, a prefeitura do Rio anunciou o tombamento da Galeria Menescal por seu valor histórico e cultural.
Muitos cariocas guardam memórias afetivas desta tradicional galeria de Copacabana.
📍 Entrada pela Av. N.S. de Copacabana, 684 e pela Rua Barata Ribeiro, 473. Copacabana.
📸: Leo Ladeira (2024)