Fechado há cinco anos e sem previsão de reabrir, Museu do Tem tem acervo deteriorado

Acervo do Museu do Trem, no Engenho de Dentro, está se deteriorando

Olhos de Ver se orgulha de mostrar o patrimônio histórico bem preservado, em uso e aberto à visitação da população carioca e de turistas. Mas se entristece bastante quando constata importantes construções e equipamentos históricos e culturais em estado de abandono, fechados e sem uso. É o caso do Museu do Trem, no Engenho de Dentro.

A área onde hoje se localiza o Estádio Nilton Santos, o Engenhão, abrigava as “Officinas de Locomoção da Estrada de Ferro Central do Brasil”, que encerraram suas atividades no início da década de 90. Quase todos os galpões das antigas oficinas foram demolidos, com exceção de 3 deles, além do prédio-sede das oficinas, cuja fachada ainda se encontra bem preservada.

O Museu do Trem, localizado no antigo galpão de pintura das oficinas, entretanto, encontra-se atualmente fechado, abandonado e com seu valioso acervo — que inclui a “Baroneza” (primeira locomotiva a vapor a trafegar no País, em 1854; e o “Carro Imperial”, utilizado por D. Pedro II; além de outras locomotivas e peças de mobiliário da rede ferroviária — se deteriorando com o tempo.

Fechado há 5 anos, o museu infelizmente não tem previsão de restauro ou reabertura. Uma lástima!

Confira fotos do Museu do Trem e dos galpões das antigas oficinas (estes preservados) :

📍Rua Arquias Cordeiro, 1046 — Engenho de Dentro

📷 @alexandresiqueirafotografia (2024)

© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *