Antigo Hotel Balneário Sete de Setembro

Há um século, mais exatamente em 24 de julho de 1923, se encerrava a Exposição Internacional do Centenário da Independência, iniciada 10 meses antes. Dos inúmeros pavilhões e palácios projetados e executados para a exposição, apenas quatro resistiram ao tempo e chegaram aos dias atuais. Uma quinta edificação — a do Pavilhão das Indústrias de Portugal — foi desmontada e levada para Portugal, tendo sido reinaugurada em Lisboa 9 anos mais tarde.

Outras quatro construções foram realizadas para atender a demanda de visitantes à Cidade devido à Exposição: o Hotel Glória (inaugurado menos de um mês antes da abertura da Exposição), o Hotel Copacabana Palace (cuja inauguração aconteceu após o término da Exposição e que ainda está em funcionamento, tendo comemorado 1 século de vida este ano), o Hotel Regina (inaugurado 4 dias antes da abertura da Exposição e também em funcionamento até hoje, há 101 anos) e o Hotel Balneário Sete de Setembro.

Projetado pelo arquiteto italiano Antonio Jannuzzi, o Hotel Sete de Setembro foi construído em apenas 14 meses, mas teve vida curta: funcionou como hotel por apenas 4 anos. A partir de 1926 abrigou o Internato da Escola de Enfermagem Anna Nery e quase 5 décadas mais tarde, passou a sediar a Casa do Estudante Universitário (CEU), que ali ficou em atividade por 22 anos, de 1973 a 1995.

Desde 1995 de volta à UFRJ, o edifício histórico de estilo eclético já passou por processo de restauração e revitalização, tendo até sediado uma edição da Casa Cor há 11 anos. Atualmente é a sede do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ) e aparentemente, como se pode verificar pelas fotos, está precisando passar por reparos, tanto no prédio principal do antigo Hotel quanto no anexo à esquerda.

📍 Avenida Rui Barbosa, 762 — Flamengo

Foto: Alexandre Siqueira Fotografia

© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *