Casa França-Brasil comemora 33 anos de fundação

Construção é um dos principais exemplares do estilo neoclássico no Rio de Janeiro

Um dos primeiros registros do estilo neoclássico no Rio de Janeiro, o edifício onde hoje funciona a Casa França-Brasil foi projetado pelo arquiteto Grandjean de Montigny, considerado um dos nomes mais expressivos da Missão Artística Francesa, que chegou ao Rio em 1816, patrocinada por D.João VI.

O prédio localizado na antiga Praia dos Mineiros (atual Rua Visconde de Itaboraí), no final da Rua do Sabão (depois General Câmara; hoje lado ímpar da Av. Presidente Vargas), foi criado para sediar a Praça do Comércio, inaugurada com festa em 1820, no dia do aniversário de D.João, 13 de maio.

Depois abrigou por anos a Alfândega e por fim, de 1956 a 1978, o II Tribunal do Júri. Em 1943, esteve ameaçado de ser demolido para a abertura da Av. Presidente Vargas, mesmo sendo tombado pelo IPHAN em 1938.


Centro Cultural

Na década de 1980, Darcy Ribeiro, então secretário de Cultura do Rio de Janeiro, articulou-se com Jack Lang, Ministro da Cultura da França, e iniciou-se a implantação de um centro cultural destinado ao intercâmbio cultural entre Brasil e França.

Como o edifício estava deteriorado e havia sofrido várias intervenções ao longo dos anos, teve início um minucioso e longo trabalho de restauração do prédio, que se baseava na Basílica Tribunícia romana, até que em 29 de março de 1990 foi finalmente inaugurada a Casa França-Brasil.


O Prédio

A principal peça em exposição é o próprio interior do prédio, um grande espaço em forma de cruz. O centro é coroado por uma cúpula. Destacam-se as 24 colunas de ordem dórica, o chão revestido de blocos de pedra e ladrilhos belgas e a cobertura do prédio, com águas-furtadas e beirais, além de telhas curvas. Podemos ver também o antigo cofre, que deve ter sido instalado para servir à Alfândega.

O espaço já apresentou diversas exposições e eventos de sucesso. Qual você mais se lembra ou que mais te marcou?


Veja mais fotos da Casa França-Brasil


📍 Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro.
🕒 Ter a Dom: 10h às 17h

📸: @alexandresiqueirafotografia e Leo Ladeira.

© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro

Compartilhe:

Um comentário

  1. Adorei a matéria!!! Tantos detalhes históricos pra se aprender e apreciar!!! Gratidão pela pesquisa e pela obra, tanto do texto, quanto das fotografias!!! Belíssimo trabalho!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *