Igreja da Lapa dos Mercadores é restaurada após três anos fechada

Construída a partir de 1747, Igreja é uma das mais belas do Rio de Janeiro

Fechada há quase três anos, uma das mais belas igrejas históricas do Rio de Janeiro, a Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, está passando por obras de restauração e deve reabrir em maio próximo.

Os trabalhos envolvem desde a remoção das pichações em sua parede lateral até a reativação da iluminação externa para realçar a torre sineira.

A parede lateral da igreja, que se encontrava repleta de pichações, rachaduras, entre outros danos, já foi recuperada.

O restauro está sendo dirigido pelo empresário Claudio André de Castro, presidente do Diário do Rio e diretor da Sérgio Castro Imóveis, e que, desde março, é o comissário da Irmandade de N. S. da Lapa dos Mercadores, nomeado pelo cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.

Castro reuniu uma equipe de voluntários e apoiadores, que está trabalhando arduamente para reabrir o templo localizado na Rua do Ouvidor esquina com a Travessa do Comércio.

Segundo o empresário, a igreja terá missas diárias e abrigará também manifestações culturais, como concertos musicais, além de promover visitas guiadas com monitores que contarão a história do templo. O sino também voltará a repicar de hora em hora.

A restauração da Lapa dos Mercadores é um exemplo para todas as igrejas do Centro da cidade e com certeza vai contribuir para a revitalização da Travessa do Comércio e entorno, além de todo o Corredor Cultural.

A última grande obra de restauração foi realizada na década de 1990, quando a igreja permaneceu fechada por três anos e foi reaberta em 24 de março de 1999, com missa celebrada pelo então Cardeal D.Eugênio Salles.

Agora, a Travessa do Comércio poderá viver um novo tempo de sua história. Recentemente o logradouro passou por um período de declínio, com a deterioração de sobrados e prédios históricos, além do fechamento de restaurantes e lojas.

Não só os comerciantes da região, mas todos que incentivam e apoiam a preservação do patrimônio histórico agradecem!


A Igreja de N.S. da Lapa dos Mercadores – Joia da arquitetura religiosa carioca

Construída a partir de 1747, próxima ao local onde existia um oratório devotado à N.S.da Lapa dos Mercadores, a igreja foi sagrada em 1750 por uma irmandade de comerciantes.

O frontispício original não possuía torres, mas apenas um pequeno campanário.

Em 1869, a igreja foi inteiramente remodelada. O autor da reforma, Antônio de Pádua e Castro, trouxe para o templo a linguagem do neoclássico: a fachada ganhou frontão triangular, torre de sinos e um grupo de imagens de santos. A decoração em estuque possui caráter de barroco tardio, com elementos neoclássicos. No arco cruzeiro permaneceram detalhes da decoração original, em estilo rococó tardio.

Ao entrar na igreja, o visitante passa inicialmente pela galilé, separada da rua por três arcadas. Segundo a historiadora de arte Myriam Ribeiro de Andrade, “é possível que essas arcadas datem da época da construção”.

Myriam ressalta que “a decoração em seu conjunto, tal como se apresenta atualmente, é resultado da simbiose entre as complementações ornamentais da segunda metade do século XIX e a talha rococó do século anterior”.

Entre seus tesouros estão o medalhão de mármore “Coroação da Virgem” (fachada), a cúpula da capela-mor (decorada por medalhões de estuque), as tribunas, os painéis com cenas da vida da Virgem, as imagens portuguesas de Santana e São Joaquim, o lavabo de mármore português (sacristia), a imagem da Religião ou da Fé (sacristia), entre outras riquezas.


Uma Bala Perdida atinge a Igreja da Lapa dos Mercadores

  • Em 1893, durante a Revolta da Armada, uma imagem portuguesa simbolizando a Religião (ou Fé), que ficava sobre o zimbório, foi atingida acidentalmente por uma bala disparada pelo encouraçado Aquidabã. A imagem despencou do alto da torre, sofrendo poucos danos, apesar da altura de 25 metros. Essa imagem e a bala estão guardadas na sacristia da Igreja.


Veja mais fotos da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores

📍 Rua do Ouvidor, 35 – Centro. Esquina com Travessa do Comércio.

Por Leo Ladeira

📸: Alexandre Siqueira e Leo Ladeira

© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *