Nem só de comércio vive a SAARA, sigla para a Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega, o maior centro comercial a céu aberto do Rio.
Entre suas 11 ruas e em meio à frenética movimentação de consumidores em busca de ofertas, sobrevivem antigas igrejas da cidade.
Normalmente excluídos dos roteiros históricos do Centro do Rio, estes templos católicos guardam pequenos tesouros e muitas histórias para contar.
Eles podem ser visitados de segunda a sexta-feira, principalmente no horário do almoço. Não deixe de conhecer estas igrejas históricas quando for à SAARA!
01- Nossa Senhora do Terço
A pequena igreja guarda um belo interior revestido de talha em estilo neoclássico. Possui várias relíquias e na sacristia destacam-se o lavatório de mármore e imagens de origem portuguesa. Também merecem destaque os azulejos portugueses, portas e grades de jacarandá, a portada em pedra de lioz e a pintura no teto da nave.
📍 Rua Senhor dos Passos, 140.
02- Santa Efigênia e Santo Elesbão
Foi construída por uma irmandade de africanos de Cabo Verde, Costa da Mina e Moçambique. Na fachada austera, destacam-se a portada e quatro grandes janelas. O interior, apesar de bastante alterado, ainda apresenta relíquias, como a rara imagem de São Bom Homem, padroeiro dos comerciantes.
📍 Rua da Alfândega, 219.
03- Santíssimo Sacramento
Localizada na sntiga Rua do Sacramento, a igreja é uma das mais ricas da região. Sua fachada apresenta duas torres laterais e nichos que guardam estátuas de mármore. O interior de inspiração neoclássica impressiona pelo alto pé direito, o que confere imponência e suntuosidade. Destaque para sua pia batismal para a Capela de N.S.da Piedade, além do acervo de imagens sacras. A falta de bancos na nave contribui para uma visão total do ambiente.
📍 Av. Passos, 50.
04- Nossa Senhora da Lampadosa
A Irmandade era originalmente uma confraria de homens negros que exerciam sua devoção na Igreja do Rosário. Em 1748, foi construída sua igreja própria. Segundo a tradição, Tiradentes teria ouvido sua última missa na porta desta igreja, que em 1929 foi inteiramente reformada, sendo recosntruída em estilo neocolonial. Destaque para a imagem de N.S.da Lampadosa (altar-mor). Sua fachada foi inteiramente restaurada em 2023.
📍 Av. Passos, 15.
05- São Jorge e São Gonçalo Garcia
É a mais popular da região. Inicialmente era devotada apenas a São Gonçalo. Em 1850, a Irmandade de São Jorge se estabeleceu naquela igreja, unindo assim as duas confrarias. A fachada se destaca pela alta torre, um dos símbolos do templo. Destaque para a imagem de São Gonçalo Garcia e duas imagens de São Jorge: no altar-mor e na capela lateral, usada nas procissões.
📍 Rua da Alfândega, 382.
Você conhece estas importantes igrejas?
Já visitou alguma delas?
Na próxima vez que for à SAARA, não deixe de incluí-las em seu roteiro!
📸: Leo Ladeira e @alexandresiqueirafotografia
© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro