Vitral art nouveau em formato de cauda de pavão das antigas Casas Franklin

Desenho é símbolo do Corredor Cultural, programa de preservação do patrimônio histórico do Rio

Quem percorre a Avenida Passos com “olhos de ver” observa o belíssimo edifício de 1911 em estilo art nouveau das antigas Casas Franklin (atualmente a loja Vivian Festas).

Um de seus destaques é o vitral em formato de cauda de pavão que acabou se tornando símbolo do Corredor Cultural, programa de preservação do patrimônio histórico do Rio.

Ao subir até o 4º andar, o visitante se depara com seu esplendoroso desenho que se destaca ainda mais com a luz solar incidindo.

Localizado na Av. Passos, no Centro, o edifício das antigas Casas Franklin chama a atenção por sua fachada exuberante, onde janelas com vitrais formam uma grande cauda de pavão. Completando o conjunto, uma águia de bronze com uma luminária no bico.

Pertencente á empresa Álvaro Andrade & Cia, do ramo de eletricidade, água e gás, o prédio das Casas Franklin, uma preciosidade do art nouveau carioca, foi edificado em 1911, com o nome de Casa Lucas, funcionando como bazar que comercializava material elétrico, hidráulico e ferragens.

As Casas Franklin foram fundadas por Manoel Franklin Machado, em 1913, em uma pequena loja em Dores do Rio Preto, no Espírito Santo.

Nos anos 80, o Grupo Franklin adquiriu a propriedade, para que, em 2006, lançasse oficialmente a casa de eventos que hoje abriga grandes festividades na cidade do Rio de Janeiro.

📍 Avenida Passos, 36 — Centro Histórico

Foto: @alexandresiqueirafotografia (2022)

© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *