Você conhece a Ponte dos Jesuítas, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio? Sabia que ela é um dos maiores tesouros do patrimônio histórico nacional?
A ponte em cantaria e alvenaria data de 1752 e foi construída nas terras dos padres jesuítas, na antiga Fazenda de Santa Cruz.
Possui cerca de 50 metros de extensão e 6 metros de largura. A obra servia também de passagem a tropeiros que vinham do interior em direção ao Rio.
Restauração
A ponte foi restaurada pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação, e devolvida à população no último 26/11/2022.
Foram executados serviços de raspagem, limpeza e pintura do monumento, que, assim como os Arcos da Lapa, é feito em pedra e cal.
E não só a ponte ganhou um “banho de loja”, mas seu entorno, que se tornou uma agradável praça para os moradores, com instalação de brinquedos para as crianças, mesas e bancos, e Academia da Terceira Idade.
A @olhosdeverrj foi lá conferir a restauração e traz alguns motivos para você conhecer este importante bem:
✅ A Ponte dos Jesuítas é considerada a primeira obra de engenharia hidráulica do Brasil. A construção tinha função de regularizar o fluxo do rio Guandu, por meio de comportas de madeira, que desviavam as águas até o rio Itaguaí, evitando inundações. Ou seja, trata-se de uma ponte-represa.
✅ Na parte central da ponte, vê-se um brasão esculpido em um medalhão barroco com a inscrição em latim: “flecte genu tanto sub nomine flecte viator. Hic etiam reflectitur amnis acqueua”. (“Dobra o joelho sob tão grande nome, viajante. Aqui também se dobra o rio em água refluente”).
✅ Na ponte destacam-se o guarda-corpo com pilares em cantaria encimados por coruchéus e o piso em pé-de-moleque.
✅ Por sua importância, a Ponte dos Jesuítas faz parte do primeiro grupo de bens tombados pelo então SPHAN (atual IPHAN). A construção foi tombada em 5 de abril de 1938.
📍 Estrada do Cortume – Santa Cruz
Fotos recentes: Alexandre Siqueira e Leo Ladeira – Olhos de Ver Patrimônio Histórico RJ