Solar dos Abacaxis encontra-se em sofrível estado de conservação

O Solar dos Abacaxis, no Cosme Velho

Com a recente revitalização e restauração do Largo do Boticário, no Cosme Velho, muitos cariocas dirigiram o olhar para uma casa histórica nas proximidades que também merece ser recuperada.

O chamado Solar dos Abacaxis, na Rua Cosme Velho, é uma casa de 1.107 m² num terreno de 5.300 m², onde viveram a poetisa Anna Amélia Carneiro de Mendonça e o primeiro goleiro da seleção brasileira, Marcos Carneiro de Mendonça, pais da crítica de teatro Barbara Heliodora.

Construído em 1843, o solar foi projetado por Jacinto Rabelo, discípulo do célebre Grandjean de Montigny. No entanto, este raro exemplar de chalé neoclássico encontra-se em sofrível estado de conservação há muitos anos.

O imóvel está repleto de pichações, com partes de reboco caindo e não possui mais nenhum dos 14 abacaxis em ferro fundido na sacada que batizaram a casa. Como muitos dos abacaxis foram roubados, os próprios proprietários retiraram os restantes para preservá-los e para que seja possível a realização de réplicas.

Sabe-se que o casarão pertence hoje a diversos herdeiros. O imóvel foi administrado de 2015 a 2021 pelo Instituto Solar dos Abacaxis, instituição voltada à experimentação em arte e educação. Nesta época vários eventos culturais foram realizados para levantar fundos para a reforma do casarão histórico. Ações foram realizadas, abrangendo o telhado, vigas, escoramentos, pisos etc.

Contudo, alguns desentendimentos ocorreram entre o grupo de herdeiros e a instituição cultural quanto ao uso do imóvel, levando a decisão do Instituto Solar dos Abacaxis a deixar a casa.

Nós da Olhos de Ver e com certeza todos os apaixonados e entusiastas do patrimônio histórico da cidade torcem para que a recuperação plena do belo e importante Solar realmente aconteça!

Foto: Leo Ladeira.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *