O Antes & Depois de hoje é um recorte temporal mais curto do que o que se costuma fazer, mas não menos interessante.
As fotos mostram o Largo do Boticário, um dos mais bucólicos e pitorescos recantos do Rio, em dois momentos recentes: 2014 e agosto de 2022.
Após o completo restauro pela rede francesa Accor e a ocupação pela marca Jo&Joe, que combina dois formatos de hospedagem – o hostel e o hotel tradicional – no mesmo espaço, o Largo ressurge revitalizado e novamente belo no Cosme Velho.
Largo do Boticário: um dos mais bucólicos e pitorescos logradouros do Rio
Cercado pela mata atlântica e pelo rio Carioca, o conjunto, localizado no bairro do Cosme Velho, foi assim batizado devido a um de seus primeiros moradores: o sargento Joaquim Luiz da Silva Souto, conhecido como “o boticário”.
As casas eram originalmente térreas e foram construídas no final do século XVIII e início do XIX. A partir do século XX, entre 1920 e 1930, foram reformadas ganhando a atual aparência, em estilo neocolonial.
As residências foram ornamentadas com elementos de igrejas e prédios coloniais oriundos das demolições do início do século XX.
Os arquitetos Lúcio Costa e Gregori Warchavchik foram responsáveis pela reforma de algumas das casas no Largo.
Depois de anos de abandono e deterioração, agora, em 2022, todo o conjunto foi restaurado pela rede francesa Accor, que ali inaugurou o hotel Jo&Joe.
📍 Beco do Boticário, 26 – Cosme Velho – Rio de Janeiro
📷 : 2014: Leo Ladeira
📷 : 2022: @alexandresiqueirafotografia
© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro