2024 já chegou e uma das perguntas que não querem calar é quando finalmente o Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa, será restaurado e reabrirá as portas?
A Prefeitura do Rio divulgou, no ano passado, que as obras de restauro teriam início em agosto, mas não é isso o que vemos quando passamos na porta do belo casarão.
Fechado há alguns anos, o centro cultural está abrigado em um palacete erguido em 1907. Ao contrário do que muitos imaginam, a casa nunca pertenceu à Laurinda Santos Lobo (1878-1946), famosa mecenas do Rio no início do século XX.
Adquirido pela Prefeitura do Rio no final da década de 1970, o Centro Cultural foi batizado em homenagem à Laurinda, ilustre moradora do bairro, por sugestão do dramaturgo Paschoal Carlos Magno, também morador de Santa Teresa.
A casa se destaca por sua fachada simétrica, pela imponente escadaria de mármore com balaustrada de alvenaria e pelos painéis de azulejos de motivos florais de procedência italiana que se encontram na varanda, entre outros detalhes. No jardim, vê-se um pequeno quiosque de ferro.
O Centro possui quatro salas de exposições, sala de video, auditório e acervo fotográfico. Ali sempre foram realizadas interessantes exposições, mostras, além de oficinas de dança e música, apresentações teatrais, atividades infantis, recitais e eventos diversos ao ar livre.
Santa Teresa e a cidade querem a volta do Centro Cultural já!
📍 Rua Monte Alegre, 306. Santa Teresa.
📸: Leo Ladeira (2024)
© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro