Na esquina da Praça da República com a Rua Visconde do Rio Branco, no Centro a cidade, encontra-se este imóvel de estilo eclético, de propriedade da UFRJ, denunciando o descaso com edificações históricas do Rio.
Na década de 70, funcionava ali a ECO (1ª Escola de Comunicação do Brasil), que depois foi para a Praia Vermelha. Posteriormente funcionou no prédio a Escola de Eletrotécnica da UFRJ.
O que vemos hoje, porém, é um prédio em total estado de abandono, num processo de deterioração acelerado que poderá tornar inviável um possível projeto de restauro.
As condições da construção estão tão precárias que o risco de incêndio ou desabamento é muito alto e isso é perturbador e lastimável!
Aparentemente, não há nenhuma iniciativa em curso que possa reverter a degradação do imóvel, nem da UFRJ nem de outros órgãos de preservação do patrimônio histórico da Cidade ou do IPHAN.
Será que o “Palacete” está condenado a desaparecer por completo? Queremos acreditar que não, mas está cada vez mais difícil!
📍 Rua Visconde do Rio Branco, esquina com Praça da República — Centro Histórico
📷 : @alexandresiqueirafotografia
➡️ E você? Já passou pela Visconde do Rio Branco com Praça da República e observou essa beleza do início do século passado se degradando a olhos vistos? Conte pra gente o que sente?