Conjunto arquitetônico histórico nos arredores do antigo Morro do Senado

Rua Carlos de Carvalho.

Você conhece a Zona Central para além do núcleo mais tradicional do Centro Histórico do Rio de Janeiro? Já caminhou pelos arredores onde até 1906 existia o Morro do Senado? Sabia que a região contém um rico acervo do patrimônio histórico da Cidade?

Rua Frei Caneca.

Olhos de Ver passeou pela região e traz no post de hoje uma pequena seleção de prédios históricos, alguns bem preservados, outros em estado de regular a ruim e ainda outros em condições bem precárias, restando somente a fachada.

Av. Mem de Sá.

As construções que vemos nos registros têm estilo eclético (as duas últimas fotos trazem um prédio em estilo Art Déco, entretanto). Infelizmente não temos informação sobre o uso atual dos imóveis, exceto o edifício das duas primeiras fotos: ali funcionou o Hotel Aymoré, inaugurado em 1910 e que operou por mais de um século até ser desativado durante a pandemia.

Rua Carlos Sampaio

(Em fevereiro de 2022 , foi veiculado na imprensa que o antigo hotel teria sua fachada restaurada e o imóvel passaria por readequação para fins de locação residencial. A previsão de reinauguração do residencial era de 2 anos.)

Rua de Santana

Apesar das sérias questões socioeconômicas que a Zona Central da Cidade enfrenta, o conjunto arquitetônico histórico desta região tem grande importância e merece ganhar projetos de revitalização e inserção em alguma forma de “corredor” histórico para que seja melhor preservado e utilizado.

Rua Carlos Sampaio

E você? Conhece este rico acervo do patrimônio histórico nesta região do Centro? Conte pra gente.

Rua Carlos de Carvalho

📍 Rua Carlos Sampaio, Rua Carlos de Carvalho, Avenida Mem de Sá, Rua Tenente Possolo, Rua Frei Caneca, Rua de Santana (arredores do antigo Morro do Senado) — Centro

Rua Frei Caneca

📷 : @alexandresiqueirafotografia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *