Você conhece a Zona Central para além do núcleo mais tradicional do Centro Histórico do Rio de Janeiro? Já caminhou pelos arredores onde até 1906 existia o Morro do Senado? Sabia que a região contém um rico acervo do patrimônio histórico da Cidade?
Olhos de Ver passeou pela região e traz no post de hoje uma pequena seleção de prédios históricos, alguns bem preservados, outros em estado de regular a ruim e ainda outros em condições bem precárias, restando somente a fachada.
As construções que vemos nos registros têm estilo eclético (as duas últimas fotos trazem um prédio em estilo Art Déco, entretanto). Infelizmente não temos informação sobre o uso atual dos imóveis, exceto o edifício das duas primeiras fotos: ali funcionou o Hotel Aymoré, inaugurado em 1910 e que operou por mais de um século até ser desativado durante a pandemia.
(Em fevereiro de 2022 , foi veiculado na imprensa que o antigo hotel teria sua fachada restaurada e o imóvel passaria por readequação para fins de locação residencial. A previsão de reinauguração do residencial era de 2 anos.)
Apesar das sérias questões socioeconômicas que a Zona Central da Cidade enfrenta, o conjunto arquitetônico histórico desta região tem grande importância e merece ganhar projetos de revitalização e inserção em alguma forma de “corredor” histórico para que seja melhor preservado e utilizado.
E você? Conhece este rico acervo do patrimônio histórico nesta região do Centro? Conte pra gente.
Rua Carlos Sampaio, Rua Carlos de Carvalho, Avenida Mem de Sá, Rua Tenente Possolo, Rua Frei Caneca, Rua de Santana (arredores do antigo Morro do Senado) — Centro
: @alexandresiqueirafotografia