O Estado do Rio de Janeiro possui diversos exemplares da categoria museus-casa, como o Museu Casa de Santos Dumont, o Museu Casa da Hera, a Casa Museu Eva Klabin, o Museu Casa de Benjamín Constant e o Museu Casa de Rui Barbosa, entre outros.
Os museus-casa dão a sensação de mergulho no passado, deixando vislumbrar detalhes de como viviam os antigos residentes, seus hábitos, sua rotina, as tecnologias usadas e outros aspectos da sociedade da época, além das casas em si, seus elementos decorativos preservados e seu estilo arquitetônico.
Considerado o primeiro museu-casa público do Brasil, o casarão de estilo neoclássico construído em 1850 foi residência por quase três décadas de Ruy Barbosa, o famoso escritor, jurista, político e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.
O museu foi fundado em 1930 e possui acervo arqueológico (proveniente de prospecções realizadas no jardim histórico durante obras de reforma), museológico (composto por bens da família de Ruy Barbosa, tais como as coleções de objetos decorativos e do mobiliário das salas e cômodos do imóvel) e paisagístico (a bela casa propriamente dita e seu jardim histórico, tombados pelo IPHAN desde 1938).
O Museu Casa de Rui Barbosa está aberto de terça a sexta, das 10:00 às 17:00 e a visitação ao prédio histórico é guiada, mas não necessita de agendamento. Basta chegar nos horários do guiamento e participar.
O aprazível jardim histórico é uma atração à parte. Não deixe de passear por lá também.
E você? Conhece o primeiro museu-casa do País? Conte pra gente.
📍 Rua São Clemente, 134 — Botafogo
📷 Alexandre Siqueira Fotografia (2024)
© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro
O cine vitória tem um lugar especial na minha memória. Foi lá que assisti My Fair Lady na primeira vez que sai com meu marido com quem éstou casada há 55 anos. Fiquei feliz com a nova ocupação. Sou cliente da ASSIST desde 1990