O início da verticalização do Centro do Rio de Janeiro está completando 100 anos nesta década de 20 do século XXI. O processo se iniciou nos anos 20 do século passado (marcando o início do declínio da chamada “Belle Époque carioca”), quando o Centro e Copacabana começaram a receber os primeiros grandes edifícios.
Um destes prédios, já históricos, é um “idoso” de 98 anos. Inaugurado em 1926 e atualmente tombado pelo INEPAC, está sendo batizado de “Palácio da Democracia”, pois há poucos dias se tornou a sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).
De acordo com matéria publicada no site do TRE-RJ, o imponente prédio de 7 andares, de estilo eclético, foi minuciosamente restaurado e revitalizado e acaba de ser cedido pelo Estado do Rio de Janeiro para abrigar o Tribunal.
Com um “Grande Hall” de 10 metros de altura, colunas em estilo helênico revestidas de pedra sabão, vitrais e piso em mosaicos, maçanetas de bronze, gradis em art nouveau e claraboia, a construção é luxuosa e inicialmente foi sede do Banco Alemão Transatlântico.
Foi incorporada ao patrimônio da União após a liquidação do banco, passou à Prefeitura do então Distrito Federal e posteriormente do Governo do Estado da Guanabara e do Rio de Janeiro.
(Infelizmente, no momento do nosso registro fotográfico, o prédio não estava aberto e por isso não pudemos visitar seu foyer e fotografar os elementos que mencionamos acima!).
E você? Já andou pelas estreitas ruas da região da Candelária e parou para apreciar os belos edifícios já quase centenários como esse? Conte pra gente nos comentários.
📍 Rua da Alfândega, 42 — Centro
📷 @alexandresiqueirafotografia (2024)
© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro