Localizado no coração de Santa Teresa, no badalado Largo dos Guimarães, o Cine Santa reabriu em junho passado após uma reforma que lhe deu várias melhorias.
O espaço ganhou tecnologia de última geração, projeção a laser, poltronas mais largas e confortáveis, expansão da bomboniere e do café, além da ampliação dos recursos de acessibilidade, como rampas, banheiros adaptados, iluminação e sinalização especial.
Mas o que muita gente não sabe é que no prédio que abriga o cinema já funcionou como armazém (chamado Casa Mauá) e, mais tarde, como sede da Região Administrativa do bairro e posto da Polícia Militar.
O prédio foi construído no século XIX com elementos característicos do período colonial, como beirais e janelas de guilhotina. Na década de 1930, ele foi reformado, quando foi fotografado por Augusto Malta, mas uma intervenção posterior transformou totalmente o prédio, retirando toda sua decoração. Na década de 90, o prédio foi restaurado, buscando o aproximar à sua antiga feição.
O Cine Santa foi inaugurado no prédio em junho de 2003 com o filme “Deus é Brasileiro”.
Parabéns à intervenção recente do espaço, viva os cinemas de rua e longa vida ao Cine Santa!
🫵🏻 Você já assistiu algum filme no cinema de Santa Teresa? Costuma passear no bairro? Conte para a gente nos comentários!
📍 Largo do Guimarães, 136 – Santa Teresa.
📸 antes: atribuída a Augusto Malta (1931)
📸 depois: Leo Ladeira (2024)