Tragédia mais que anunciada! Após vários alertas, o telhado do sobrado onde morou Carmen Miranda, na Travessa do Comércio, desabou na terça-feira (25/06). Não houve feridos. Com o interior em péssimo estado de conservação, o imóvel, que é particular, está fechado há muitos anos.
Após o desabamento, a Defesa Civil interditou o local e o Iphan realizou uma vistoria.
Este é o segundo sobrado da região que sofre desabamento em menos de um ano. Em outubro de 2023, parte do casarão localizado no nº 19 da Travessa veio abaixo, atingindo o sobrado vizinho (nº 21).
A casa onde morou Carmen Miranda abrigou restaurantes nas décadas de 1990 e 2000. Em maio de 2020,o sobrado foi saqueado. O interior ficou completamente destruído após a ação dos invasores, que levaram madeiras, janelas e parte do forro do prédio.
Carmen e sua família viveram no sobrado da Travessa do Comércio de 1925 a 1931. A família morava no segundo andar do sobrado de nº 13 (o térreo era ocupado por um armazém).
A casa possuía uma boa sala com cozinha adjacente, quatro quartos e um único banheiro. Ali, D.Maria, mãe de Carmen, fornecia pensão de almoço.
Foi morando neste sobrado que a cantora despontou para o estrelato. Em janeiro de 1930, ela estourou nacionalmente com “Ta-hí (Pra Você Gostar de Mim)”. Em meados daquele ano, já era chamada de “maior cantora popular do Brasil”. E tudo isso ainda morando na Travessa do Comércio!
Esperamos que o antigo sobrado da ‘Pequena Notável’ viva dias melhores e que possa ser contemplado com o recente programa da prefeitura Reviver Centro Cultural, que incentiva a ocupação de casarões e prédios históricos da região central da cidade. Torçamos! A memória de Carmen merece!
Confira nas fotos o sobrado de Carmen e o sobrado que quase ruiu no ano passado.
Após o desabamento, a Defesa Civil interditou o local e o Iphan realizou uma vistoria.
📍 Travessa do Comércio, 13 – Centro.
📸: Leo Ladeira (2024)
© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro