O belo Chafariz Oferenda, também conhecido como “Mulher com Ânfora”, foi restaurado em julho de 2023 pela Secretaria Municipal de Conservação da Prefeitura do Rio, com a fonte voltando a funcionar depois de seis anos desligada. Atualmente, o chafariz é ligado três vezes ao dia, como as demais fontes da Cidade que estão em funcionamento.
A instalação de uma nova tubulação permitiu que a água voltasse a jorrar no chafariz. A bomba e o comando elétrico do monumento haviam sido furtados.
Monumento Andarilho
Localizada na Praça Pio X, em frente à Igreja da Candelária, no Centro, a peça em bronze pode ser inserida na lista de monumentos “deslocados” ou “andarilhos” do Rio.
Criado em 1935 em estilo art déco, pelo escultor Humberto Cozzo, o monumento em estilo art déco foi encomendado pelo Prefeito Pedro Ernesto para esconder a ventilação do ar condicionado do Theatro Municipal, na Praça Marechal Floriano.
A peça permaneceu na Cinelândia até a década de 1950, quando foi transferida para o Largo da Glória e instalada dentro de uma bacia de granito em forma de rosa.
Em 1975, o chafariz foi retirado da Glória devido às obras de implantação do metrô no bairro e guardado nos depósitos da Prefeitura por 13 anos, até ser instalado em 1988, durante a administração do Prefeito Saturnino Braga, em seu local atual, juntamente com sua bacia de granito.
Horários de funcionamento:
- das 8:00 às 10:00;
- das 12:00 às 14:00 e
- das 16:00 às 18:00
(Fonte: Site da Prefeitura)
📍Praça Pio X (em frente à Igreja da Candelária) — Centro
📸: Alexandre Siqueira Fotografia (2023)
© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro