Sede da Escola Soares Pereira, na Tijuca, sofre com vandalismo

Espalhadas pela Cidade, há dezenas de instituições de ensino instaladas em prédios históricos tombados que se destacam pela sua bela arquitetura eclética ou neocolonial, como a Escola Soares Pereira, na Tijuca.

Fundada em 1927, a antiga sede da Escola hoje infelizmente se encontra em estado de abandono, com pichações por toda a sua fachada frontal, seu portão e gradil. A construção está em bom estado estrutural, com seu belo pórtico de entrada trabalhado em cantaria com seis colunas e duas pilastras laterais. Sua porta de entrada também merece destaque, por seu gradil de ferro e moldura também de cantaria.

É um belo edifício que ainda preserva suas características neocoloniais quase intactas, apesar do mau estado de conservação. Não sabemos se algum departamento da Escola Municipal Soares Pereira, que está em atividade e funciona no prédio anexo à construção histórica de 1927, funciona ali, mas a impressão que temos da construção é de abandono.

Esperamos que um dia esse prédio seja restaurado e transformado em algum centro cultural ou Museu da Educação, por exemplo. Seria um ótimo equipamento que cariocas e visitantes poderiam usufruir, bem ao lado da simpática Praça Xavier de Brito!

📍 Rua Pinto Guedes, esquina com Avenida Maracanã, Tijuca

📸: @alexandresiqueirafotografia (2023)

© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *