No mês de junho, o chamado “Mês dos Santos”, a Olhos de Ver fez uma visita à Sacristia da Igreja de Santo Antônio e também ao claustro do Convento.
O conjunto arquitetônico do Convento e da Igreja de Santo Antônio – no alto do trecho do Morro de Santo Antônio que restou – tem 4 séculos de existência e é um dos mais antigos da Cidade.
Todo o conjunto essencialmente ainda preserva suas características coloniais, apesar das diversas modificações ao longo dos séculos.
Diversos são os tesouros sacros, artísticos e culturais que a Igreja e o Convento abrigam.
Na suntuosa Sacristia, construída no século XVIII, podemos apreciar armários entalhados, azulejos portugueses, teto com molduras barrocas e um belíssimo arcaz de jacarandá de 1745, além de um magnífico lavabo português esculpido em mármore de Estremoz.
O claustro é bem amplo, singelo e abriga um agradável jardim.
Nos fundos dele se encontra um pátio fechado à visitação dentro do qual estão as catacumbas e o mausoléu onde estão depositados os restos mortais de alguns membros da Família Imperial Brasileira, como alguns dos filhos e filhas dos Imperadores D. Pedro I e D. Pedro II.
De interesse sacro e artístico, há também 2 pequenas capelas, dentre outras, consagradas a São Francisco e à N. S. das Dores, que são como pequenas joias “incrustadas” nas paredes dos corredores internos do claustro!
Recomendamos o passeio a esse patrimônio, de incomparável valor religioso, histórico e cultural de nossa Cidade!
As visitas são guiadas com muita leveza e informação por @math.eusoliveira_p , que participa de um projeto acadêmico de valorização dessa importantíssima construção histórica!
📍 Largo da Carioca – Centro
📷 : @alexandresiqueirafotografia (2022)
© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro