Um dos melhores passeios que pode ser feito no Centro do Rio é cruzar a Travessa do Comércio, na Praça XV, e sentir o clima de “Rio antigo” que permeia o local, com seus velhos sobrados, calçamento de pedra, antigas luminárias em arco, gradis e calçadas estreitas.
Quem frequentou a Travessa nos idos dos anos 90 e 2000, lembra da efervescência do local, então um badalado polo gastronômico do Centro. Havia também galerias de arte.
Mesmo antes da pandemia da Covid-19, o logradouro já sofria com os efeitos da crise econômica da cidade. Vários restaurantes fecharam as portas, inclusive a antiga Casa onde morou a cantora Carmen Miranda, que chegou a ser invadida e saqueada.
Passada a pandemia, já observamos o início de um “revival” da região, com novos bares e restaurantes, especialmente em ruas próximas da Travessa, como a Mercado e a Ouvidor.
Ainda assim, quem circula por suas ruas pode observar a deterioração de sobrados e prédios históricos, que estão repletos de pichações, rachaduras, entre outros danos.
Já imaginaram esses sobrados recuperados e restaurados, atraindo dezenas de turistas como ocorre em Parati, Tiradentes, Ouro Preto e outros sítios históricos? Já pensaram no quanto a cidade ganharia?
Torcemos para que o empresariado e a iniciativa privada se sensibilizem e se motivem, assim como todas as esferas governamentais. A memória e o turismo do Rio agradecem!
📍 Acesso pela Praça XV – Centro
📷 : Leo Ladeira (2022)
© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro