A fachada da Igreja de Nossa Senhora da Lampadosa está nesse momento recebendo uma restauração e sua pintura está sendo revitalizada.
Na foto vemos os trabalhos da entrada principal da Igreja, à Avenida Passos, em fase final. A obra foi executada por várias equipes.
Lembramos que a construção que vemos hoje em dia não é a igreja colonial do século XVIII ou a construída posteriormente em estilo neogótico registrada por Malta, mas uma edificação neocolonial da década de 1930.
A antiga Igreja da Lampadosa foi retratada pelo pintor francês Debret, que reproduziu o enterro de uma mulher africana de origem moçambicana na Igreja da Irmandade.
A Lampadosa figura também entre os fatos ocorridos nas últimas horas de vida de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Segundo a tradição, o mártir da Inconfidência Mineira teria ouvido sua última missa na porta desta igreja.
Às segundas-feiras, dia consagrado às almas, é intenso o movimento de fiéis que vão à Lampadosa acender suas velas e fazer suas orações.
📍 Avenida Passos, 13 – Centro Histórico
Foto: Alexandre Siqueira Fotografia (2023)
© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro