Palacete Seabra (Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa)

O projeto do casarão foi assinado pelo mesmo arquiteto do Castelo Mourisco (Fundação Oswaldo Cruz)

Você sabia que este belo palacete localizado na Praia do Flamengo foi projetado por Luiz Moraes Júnior, mesmo arquiteto do Castelo Mourisco (Fundação Oswaldo Cruz)?

O projeto do casarão é de 1920 e foi encomendado pela família Seabra, que adquiriu imóvel existente no local de propriedade da Baronesa de Bonfim.

Conhecido durante décadas como ‘Palacete Seabra’ (não confundir com o Ed. Seabra, na mesma Praia do Flamengo), a casa possui arquitetura em estilo eclético, com influência francesa na fachada e na distribuição interna.

Em 2001, depois de permanecer fechado por cinco anos, o Palacete Seabra, tombado em 1997, foi visitado por milhares de pessoas durante a realização da 11ª CasaCor Rio.

Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa

Naquele mesmo ano o casarão foi adquirido pelo presidente da Fundação Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa, que ali instalou a Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa (assim batizada em homenagem a sua mãe). No espaço são realizadas exposições, palestras, eventos e espetáculos teatrais e musicais.

Felizmente a casa sobreviveu à especulação imobiliária e hoje ajuda a rememorar o tempo em que palacetes e casarões da Avenida Beira Mar dominavam a paisagem, bem antes da construção do aterro.

📍Praia do Flamengo, 340 – Flamengo – Rio de Janeiro (RJ)
☎ (21) 2551-1278

📸: Leo Ladeira

© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *