No Antes & Depois de hoje vemos a porta do sobrado da Travessa do Comércio onde viveu Carmen Miranda e sua família em dois tempos: em 1928 (foto de Carmen ao lado da irmã, Aurora Miranda) e em 2022.
A família Miranda mudou-se em 1925 para o sobrado da Travessa do Comércio, nº 13. No início do século XX, a velha Travessa, próxima à Praça XV, era um dos mais importantes núcleos de imigrantes portugueses do Rio.
Os Miranda alojaram-se no segundo andar do sobrado (o térreo era ocupado por um armazém de propriedade de outro português).
A casa possuía uma boa sala com cozinha adjacente, quatro quartos e um único banheiro. Ali, a mãe de Carmen, D.Maria, começou a fornecer pensão de almoço.
E foi morando neste sobrado que Carmen despontou para o estrelato. Em janeiro de 1930, duas semanas antes de fazer 21 anos, ela estourou nacionalmente com “Ta-hí (Pra Você Gostar de Mim)”. E isso ainda morando na Travessa!
Atualmente, a casa onde viveu a Pequena Notável encontra-se fechada. O imóvel foi colocado à venda ou locação após ter sido saqueado por uma quadrilha especializada em dilapidar imóveis históricos. O interior do sobrado ficou completamente destruído após a ação dos invasores, que, segundo testemunhas, venderam madeiras, janelas e o forro do prédio. Após a denúncia de saque, agentes da Guarda Municipal lacraram o imóvel.
Esperamos que a antiga casa da ‘Brazilian Bombshell’ viva dias melhores, assim como todo o núcleo histórico do Centro do Rio.
Foto atual: Leo Ladeira.